
a) Leitura periférica
1. Identifica o fenómeno representado. O tema do mapa é geralmente indicado pelo título e é pormenorizado na legenda respectiva.
2. Identifica e localiza o espaço ou área que é representado no mapa. Para tal, observa o título, a escala e o próprio mapa.
Deverás igualmente fazer a localização do espaço representado, relacionando o mapa com uma área geográfica maior. Por exemplo, um espaço local (cidade do Porto) localiza-se num espaço regional (NO de Portugal), que faz parte de um país (Portugal)...
3. Observa a legenda e a escala. Procura interrogar-te sobre o significado das figuras geométricas (círculos,esferas, rectângulos, ...), as cores utilizadas, a escolha das manchas gráficas, etc., que aparecem na legenda do mapa.
b) Análise Interna
4. Procura as informações que o mapa contém. Tenta partir do geral para o particular. Delimita conjuntos espaciais semelhantes que apareçam no mapa. Observa também as concentrações de símbolos. Para cada conjunto delimitado procura definir a sua extensão, a sua localização, a simbologia utilizada. Compara igualmente cada um dos conjuntos. Existem grandes diferenças? Os conjuntos são semelhantes?
c) Interpretação
5. Estabelece comparações:
- entre as diversas informações que o mapa proporciona;
- entre as informações fornecidas pelo mapa e outras a que já tenhas tido acesso,
- entre as informações fornecidas pelo mapa e as que vais procurar noutras fontes (textos, imagens, outros mapas, etc.).
6. Procura justificações.
7. Formula hipóteses.
Fonte: Maria Helena Ramalho (adaptado)